LIVRO SOBRE O QUEIJO DO SERRO É LANÇADO EM BH

Obra de Maria Coeli Simões Pires mostra as histórias do queijo mineiro da região do Serro

O livro traz também muitas fotografias
Foi lançado em Belo Horizonte o livro “Memória e Arte do Queijo do Serro – o saber sobre a mesa”, um excelente trabalho de Maria Coeli Simões Pires que retrata o processo de fabricação do "Queijo do Serro". Esta é com certeza, senão a mais importante, uma das melhores obras já lançadas sobre os queijos brasileiros.
 
Além do cuidado com  o texto e com os dados históricos e científicos, dá muito prazer folhear as quase 200 páginas, com papel de textura agradável, recheado com tantas histórias emocionantes de Minas e com tantas fotografias inéditas. As imagens destacam principalmente as fazendas e seus casarões, a criação de gado, a produção de queijo e os vários mapas interessantes da colonização do estado.

A advogada e escritora Maria Coeli Simões
A autora, nascida no Serro e residente em BH, é advogada, escritora e atual Secretária da Casa Civil de Minas Gerais. Ela começa a obra narrando a história do queijo na humanidade, desde 5.000 anos AC, na Mesopotâmia, Arábia, Egito, Grécia, Itália, França, Portugal, diferenciando tipos de massas e modos de produção. Depois, adentra a história da atividade queijeira na economia do Brasil e de Minas: os tropeiros, a efervescência do ouro, as igrejas, quintais e currais. A apresentação é de Ângela Gutierrez e a contracapa do Governador de Minas, Antônio Anastasia. 

A obra é uma coletânea de textos e informações sobre o Queijo Minas e as fazendas da região do Serro que o produzem, envolvendo cidades do Jequitinhonha e do Rio Doce. Alguns deles entraram oficialmente para o dossiê que embasou a declaração do queijo Minas como patrimônio imaterial do estado e do Brasil.

Petiscos no Museu de Artes e Ofícios, para o lançamento
Conta, ainda, sobre o atual movimento pela valorização do queijo mineiro, tão apreciado em todo o país, além de questionar as razões das inexplicáveis dificuldades legais à sua exportação para fora do estado. E traz, enfim, como é comum aos mineiros, deliciosas receitas de pão de queijo, bolinhas de queijo, farofa de rala, pudim de queijo, polenta, bolo de fubá, bolachinhas e outras.

Um CD-ROM anexo, transforma o trabalho de Maria Coeli em produto de exportação, trazendo entrevistas de produtores de queijo, a legislação relativa ao produto e a primorosa tradução do livro para o inglês.

O livro pode ser adquirido nas principais livrarias de BH ou pela internet, através do link: Editora UFMG.

A arte do "Queijo do Serro" revelada
Outras informações sobre o livro: 
Apoio: Instituto Cultural Usiminas, JoyGlobal
Patrocínio: CBMM, Usiminas, Lei Federal de Incentivo à Cultura
Preço: R$ 80,00
Coordenação editorial: Conceito editorial, José Eduardo Gonçalves, Silvia Rubião, Doia Freire
Fotografia: Luiz Otávio Lopes
Tradução para o inglês: Sérvulo Monteiro Resende
Editora UFMG

Com informações do site: SerTãoBras
.
. Ir para a página inicial do Sítio
.