LOURDES MOREIRA PIRES LANÇA LIVRO "VALORES SERRANOS", EM BH



Ver entrevista com a autora, em vídeo:

Aconteceu no dia 25/04/15, em Belo Horizonte, o lançamento do livro “Valores do Serro” de Lourdes Moreira Pires, um sonho realizado aos 93 anos de idade. Trata-se de uma coletânea contendo aproximadamente 600 nomes de serranos que, segundo a autora, se destacaram na cidade em diversas profissões. 

A obra é fruto de um trabalho de muitos anos dedicados por Dona Lourdes ao garimpo dos dados, encontrados em pesquisas bibliográficas, mas também através das boas conversas e dos pedidos de informação a moradores da antiga cidade mineira, que acabou de completar 300 anos. 

São “páginas ricas em detalhes, todas escritas à mão”, como fala uma reportagem da TV Alterosa. O livro traz uma diversidade de perfis de professores, farmacêuticos, carpinteiros e mestres de ofícios, que passavam a profissão de pai para filho. Alguns viveram a vida inteira na cidade, colocando seus talentos a serviço de todos, e outros voaram para longe, tornando-se barões, ministros ou governadores.

A autora, que é professora aposentada, foi Diretora por muitos anos do Grupo Escolar João Pinheiro, o mais antigo estabelecimento de ensino do Serro. Conheceu, portanto, diversas gerações de professores, de pais e de alunos. E é desta experiência que ela está buscando inspiração para o próximo livro que pretende escrever, registrando a história e a memória das escolas da cidade. 

O lançamento se deu no Armazém Dona Lucinha, tradicional ponto de encontro dos mineiros, no bairro São Pedro, e teve o apoio da AASER – Associação dos Amigos do Serro. O lançamento no Serro vai acontecer no dia 16/05/15.