AUTO DAS PASTORINHA - NATAL DO SERRO



O Auto das Pastorinhas é uma representação teatral religiosa com danças e cantos, realizada diante do Presépio, para comemorar o Natal ou o Dia de Reis. Na tricentenária cidade do Serro, acontece sempre na ocasião do Natal e vem se mantendo há várias gerações. Pode ser encenado ao ar livre ou dentro das igrejas. A sua origem vem aos autos portugueses da Natividade e, além das danças e cantos, inclui ainda representações, declamações e louvações. Com o passar do tempo, foram sendo incluídos personagens, bailados e cantos de origem popular brasileira.


 A manifestação do Serro conta uma história emocionante e encantada de simplicidade, coragem e fé, tendo entre os versos mais conhecidos, entoados durante o auto: "Pastoras vamos embora, que a madrugada já vem; Vamos ver as nossas cabanas, pois lá não ficou ninguém".

São dois grupos (chamados de cordões), com diversos personagens. Fazem parte do cordão vermelho: mestra, açucena, borboleta, cigana, amor perfeito, caboclo, marujo, jardineira, violeta, velho, um pastor, camponesa, anjo. Do cordão azul: contramestra, rosa branca, manhosa, rei Herodes, estrela dalva, saudade roxa, saloia, rosa vermelha, soldado, três reis, dois pastores, anjo.

Fotos: "Diretodo Serro", do Auto das Pastorinhas do Natal de 2015, encenado na noite do dia 24 de dezembro, após a Missa do Galo, na igreja Matriz de N. S. da Conceição.