PARÓQUIA DO SERRO TAMBÉM COMEMORA 300 ANOS


A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do Serro, está também completando 300 anos, assim como a cidade. A programação de abertura das comemorações aconteceu em novembro de 2012 e o encerramento, em 16 de novembro de 2013, sábado, conforme o convite abaixo. Houve solenidades religiosas e o lançamento do livro que conta a história da paróquia, além de relembrar todos os padres serranos. 


Fundada em 17 de novembro de 1713, a Paróquia foi inicialmente dedicada a Santo Antônio, e tinha como Igreja Matriz uma pequena capela de palha. Depois, com a construção de uma nova Igreja, passou a ser dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
 

Estandarte pintado por Jussara Seabra
 Desde a sua criação, pertencia à Diocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Porém, em 1748 foi criada a Diocese de Mariana e assim a Paróquia Nossa Senhora da Conceição passou a pertencer a essa nova Diocese. Enfim, em 1854, foi criada a Diocese de Diamantina, à qual passou a pertencer a paróquia.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição é mãe de inúmeros sacerdotes e religiosas, além de 3 bispos: Dom Joao Antonio dos Santos (1818 - 1905), primeiro Bispo de Diamantina, Dom Epaminondas Nunes D’Ávila e Silva (1869 – 1935), Bispo da Diocese de Taubaté/SP e Fundador da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, e também Dom José Pedro Costa (1913 – 1996), Bispo de Caetité/BA e depois de Uberaba/MG.


Com a contribuiçao de Ruidiely Héverton de Figueiredo Santos


Veja mais informações sobre as igrejas do Serro

.
. Ir para a página inicial do Site
.