O SERRO DE OUTROS TEMPOS (fotos)


SERRO EM 1907

Esta é uma histórica foto do Serro, com o título de "Viñetas Del País Minero". Certamente, se destinava à divulgação em países de língua espanhola. Foi tirada provavelmente entre 1906 e 1908, quando o serrano João Pinheiro exerceu o mandato de governador de Minas Gerais, conforme a legenda abaixo da foto.




Algumas construções não existem mais, como a do Colégio Velho (abaixo e à esquerda da foto). Note-se que ainda não havia sido construída a capela, que ficava em frente ao Colégio. Interessante notar também que a atual sede do IPHAN era uma construção bem maior, estendendo-se ao lote à sua direita. E ao lado da igreja de Santa Rita parece estar o coreto, demolido na década de 1960.

Uma bela imagem do Serro, no início do século XX, quando a cidade tinha áreas verdes abundantes e muitas das casas hoje existentes ainda não tinham sido construídas.


Fonte: Arquivo Público Mineiro




SERRO NA DÉCADA DE 1950

Esta foto, que encontra-se na Prefeitura Municipal, é considerada uma relíquia, pelo tamanho e pelo amplo registro que faz da área urbana da cidade. Foi tirada na década de 1950, uma época em que eram raras fotos tão grandes. Para reproduzir e exibi-la aqui, foi necessário dividi-la em três partes, tirar as fotos e depois fazer a montagem


Embora com algumas avarias, a imagem permite avistar com nitidez o casario colonial e a extensa vegetação dos quintais.



SERRO EM 1964


Nas comemorações dos 250 anos do Serro, foram confeccionados vários postais da cidade, pela Gráfica de Nhô Costa (Antônio Lima da Costa). Aqui estão 7 destes postais.

Antiga Rua de Cima, hoje Rua Nagib Bahmed.


Pça. Dom Epaminondas. Neste período ainda existia a pracinha, com os jardins e os bustos do Dr. Andrade e do Dr. Eros.


Vista da cidade, com o Serro Tênis Clube (praça de esportes) e a igreja Matriz de N. Sra. da Conceição.


Vista da atual R. Dr. Tolentino, com a igr. de Santa Rita no alto. 


Pça. João Pinheiro.


Pça. Jão Pinheiro.


Pça. João Pinheiro.


Jardim Público, atual Pça. João Pinheiro. Este é um postal um pouco mais antigo - antes de 1940 - também da Gráfica de Nhô Costa (Antônio Lima da Costa). Vejam o belo chafariz com 4 bicas e o antigo coreto, destruídos por volta de 1940, para construção da atual praça.

.
. Ir para a página inicial do Site
.