SUBINDO O PICO DO ITAMBÉ


Pico do Itambé e suas sempre-vivas. (Frederico Lins, face, 2014)

A subida/caminhada até o Pico do Itambé, ponto mais alto da Serra do Espinhaço (2.052 m), é um dos mais emocionantes programas da cidade. O acesso pode se dar a partir dos seguintes pontos:

- Via Santo Antônio do Itambé, pela Portaria do Parque Estadual do Pico do Itambé: a partir do Serro, toma-se a estrada asfaltada em direção a Santo Antônio do Itambé, com 29 km. De lá, são mais 6 km por estrada de terra e mais 6 km de caminhada em trilhas.

- Via povoado de Capivari: a partir do Serro, toma-se a estrada asfaltada em direção à vila de Milho Verde, com 24 km, entrando-se à direita para o povoado de Capivari, 1 km antes da vila. Daí, são mais 14 km de estrada de terra para automóveis, passando por Capivari, e depois mais 8 km de caminhada até o alto do Pico.

Tanto no Serro quanto nos dois locais, podem ser encontrados guias. O pernoite é limitado a 10 visitantes por noite, mais 02 guias e 03 carregadores locais. E a visita diária é limitada a 20 pessoas, incluindo guias e carregadores.

É necessário o agendamento da visita, que deve ser feito com:
- a Gerência do Parque, em Santo Antônio do Itambé. Pode ser feito por telefone: (33) 3482-1372 ou por e-mail: peitambe@meioambiente.mg.gov.br ; ou
- o responsável em Capivari, no Serro, através do tel: (38) 9-8821-6892.
Dependendo do tempo, os agendamentos podem ser suspensos. Ao ligar, peça mais informações.

Mais informações em:
http://www.ief.mg.gov.br/noticias/3306-nova-categoria/1754-parque-estadual-do-pico-do-itambe-

Obs: Não tente fazer a visita às escondidas. Há vigilância constante e diária em vários pontos.


Mais informações sobre como subir ao Pico do Itambé

• Mais informações sobre as montanhas do Serro e relato de subida ao Itambé


.
. Ir para a página inicial do Sítio
.