I FÓRUM CIDADE E CULTURA DO SERRO

Com o tema "Diálogos Sobre o Rosário", aconteceu nos dias 8 e 9 de novembro, o I Fórum Cidade e Cultura do Serro. Na quinta, dia 08/11, as atividades aconteceram na PUC-Serro e, na sexta-feira, no Espaço Nordeste. Os dois dias do Fórum tiveram salas lotadas, para acompanhar as palestras e os diálogos. Quase 200 pessoas presentes, participativas e atentas.
 

O Fórum teve como objetivo fomentar o diálogo sobre a relação Cidade e Cultura no Serro, tendo como tema central a Festa do Rosário. Segundo o realizador Ariel Lucas, "ao contrário da visão modernista, que via o desenvolvimento e o crescimento das cidades apenas sob a perspectiva econômica e técnica, e buscava a identidade brasileira baseada na cultura popular vista como folclore, a contemporaneidade vê a memória das cidades sob uma perspectiva ampliada e a entende como um prolongamento da memória coletiva. A cidade não possui um crescimento apenas econômico, mas está submetida, principalmente, às modificações culturais promovidas pelas novas ideologias políticas, religiosas, sociais e culturais".  

Assim, este I Fórum propiciou discutir as manifestações de fé e cultura da festa mais tradicional do Serro sob diversas perspectivas, como a cultura, o direito, a cidade e o turismo. O projeto prevê que o Fórum passe a acontecer periodicamente, sempre abordando um tema importante para a comunidade.


Realizaçao: ROSÁRIO Educação e Cultura Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e Sociedade UFBA e Ariel Lucas Silva
Parceira: PUC Minas Serro e Espaço Nordeste
Spot no You Tube

Contatos:
Espaço Nordeste Serro
(38) 3541 1561
ROSÁRIO Educação e Cultura
(31) 3378 2134 | (31) 9477 6984 | (31) 8664 6396
 



DIA 08 NOV - 19h - Auditório PUC MINAS em Serro

Palestra de Abertura
Assunto: O que Queremos: Festas ou Eventos?

A palestra teve como foco as diferenças entre festa e evento. Se ambos se inserem no campo da cultura, a redução da festa à condição de evento, pode produzir efeitos na economia local, mas também danos irreparáveis na cultura e nas identidades locais.

Palestrante: Prof. Dr. José Márcio Barros
PUC Minas – UEMG - Pós-cultura/UFBA

José Márcio Barros possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). É professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação da PUC Minas, além de integrar o corpo docente do Curso de Ciências Sociais e Comunicação Social da PUC Minas. É professor da Escola Guignard/ UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, onde coordena o Curso de Pós Graduação lato sensu Mediação em Arte, Cultura e Educação. É professor convidado do Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Atua na área da Antropologia Urbana e da Comunicação, com ênfase nas temáticas da identidade cultural, política cultural, cidade e cultura, gestão cultural e da diversidade cultural e processos de mediação. É autor dentre outros trabalhos, do livro Comunicação e Cultura nas avenidas de contorno, publicado pela Editora PUC Minas e organizador dos livros Diversidade Cultural da proteção à promoção, publicado pela Editora Autêntica, As mediações da Cultura, publicado pela Editora PUC Minas e Pensar e Agir com a cultura, publicado pelo ODC. Coordena o Observatório da Diversidade Cultural e o Programa Pensar e Agir com a Cultura e integra a Rede de Estudos em Políticas Culturais.



Idealização
Ariel Lucas Silva
ROSÁRIO Educação & Cultura - Pós-Cultura/UFBA

Realização
ROSÁRIO Educação & Cultura
Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (Pós-cultura/UFBA)

Coordenação Executiva
Ariel Lucas Silva
ROSÁRIO Educação & Cultura - Pós-Cultura/UFBA

Parceria
PUC MINAS em Serro
Espaço Nordeste Serro

Apoio
Prefeitura Municipal de Serro
Secretaria de Turismo e Cultura de Serro
Deputado Alencar da Silveira Jr.

Apoio Cultural
Restaurante Rancho Serrano
Pousada D. Tuca
SanduBÂO Lanches
Radio Mania FM - Serro

Apoio Institucional
Secretaria de Cultura de Minas Gerais

Produção Local
Espaço Nordeste Serro

Coordenação de Produção Local
Samantha Sayonara Reis
Anderson Santos
Carla Souza

Consultoria, Gestão e Articulação
ROSÁRIO Educação & Cultura

Serviço:
I Fórum Cidade e Cultura de Serro: diálogos sobre o Rosário
Local: Auditório da PUC Minas Serro - Praça João Pessoa, 74 - Centro - Serro – MG
Data:08 e 09 de novembro de 2012
Horário: 19h às 22h

Contato
Espaço Nosdeste Serro
(38) 3541 1561
ROSÁRIO Educação & Cultura
(31) 3378 2134 | (31) 9477 6984 | (31) 8664 6396